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Se você não tem gerado demanda reprimida, ou seja, pessoas ansiosas esperando pelo seu lançamento, esperando você vender uma solução, será muito mais difícil ter bons resultados.
A realidade é que para muitos, está cada vez mais difícil atrair as pessoas certas para vender.
Muitos estão enfrentando um CPL, ou seja, um custo por lead cada vez mais alto.
E, se você sente que isso está acontecendo com você, fique tranquilo. Isso é bem comum, porém tem solução!
Ah! E se isso ainda não está acontecendo com você, talvez seja bom ficar por dentro para se preparar e não cair nessa situação.
Se você quer saber como aumentar sua audiência, atrair pessoas certas e bombar seu lançamento de infoproduto com público de qualidade, esse conteúdo é definitivamente para você!
“First things first”
Só que antes mesmo de abrir a caixa-preta e mostrar 6 estratégias que você pode implementar para gerar leads de qualidade na internet, é fundamental ter em mente em 3 cuidados super importantes na hora de produzir conteúdo para gerar leads.
Não seja traído pela quantidade, nem pela frequência e nem pela qualidade!
E o que isso significa?
1o Cuidado: Quantidade

Cuidado com a QUANTIDADE para que a você não seja traído pelos números.
Quem já não ouviu falar de métricas de vaidade?
Todo mundo adora receber um monte de likes e um monte de seguidores…só que não adianta apenas crescer em números!
É fundamental crescer de forma estratégica, atraindo as pessoas certas.
Pensa comigo!
O que é melhor? 10 seguidores que compram de você ou 1000 seguidores que apenas gostam de vc mas não comprariam seus produtos?
Por isso, mais importante que os números, é fundamental se atentar para a qualidade dos seus leads, ou seja, dos potenciais clientes que estão entrando na sua base
2o Cuidado: Frequência

Outro cuidado importantíssimo é a FREQUÊNCIA.
A dura realidade é que não adianta querer crescer só naqueles 30 dias antes do lançamento.
O grande poder acontece especialmente quando você se preocupa com esse crescimento o tempo todo!
Considere a necessidade de ser consistente na compra de lead antes, durante e depois do lançamento.
É claro que no período pre-lançamento a compra de leads será mais intensa já que é de praxe que se injete muito mais verba, uma vez que se está na iminência de um evento de venda.
Porém não caia na tentação de só querer comprar lead nessa fase pois isso provavelmente fará que seu lançamento seja mais desafiador.
Você dificilmente terá a mesma demanda reprimida e provavelmente seu esforço de venda será maior.
3o Cuidado: Qualidade

E, por fim, o outro grande cuidado é a QUALIDADE das pessoas que você atrai para sua base.
Pode ter certeza que isso dependerá fortemente do tipo de conteúdo que você distribuir.
Pode parecer óbvio, mas nem todo mundo fica presente para o fato de que o sucesso da venda depende do volume de pessoas atraídas.
Portanto, é necessário atrair cada vez mais e mais pessoas.
Só que tão pouco adianta muitas pessoas sem necessidade pela sua oferta.
Senão é como vender carne para vegetariano!
Por mais que apareçam 100 mil pessoas no seu evento de venda, se todos forem vegetarianos, não adianta vender carne, mesmo que seja a melhor e mais gostosa carne do mundo, não é mesmo?
Você simplesmente não conseguirá vender.
E a grande sacada aqui está no conteúdo!
O conteúdo que você entrega atrai as pessoas que você quer (ou as que você não quer, se o seu conteúdo estiver desalinhado com a sua oferta)
Se você quer bombar as suas vendas, quer bombar seus lançamentos, você precisa “cuidar do jardim para atrair as borboletas!”
E como cuidar do jardim? Ou seja, como você pode crescer para atrair seus potenciais clientes?
Como Crescer e Atrair Clientes
Anote aí: criando e distribuindo conteúdo certo através de uma estratégia bem feita.
E, claro, prestando atenção na quantidade, qualidade e frequência para não comprometer a sua estratégia.
E quais são as estratégias bem feitas que você pode se valer?
Você pode considerar a mentoria de um estrategista digital ou, naturalmente, correr atrás e desenhar suas próprias estratégias.
Continue a leitura que vou revelar agora 6 estratégias possíveis para gerar leads e aumentar sua audiência!
Estratégia #1: Gerar Leads de Qualidade através de e-Book

Uma das formas mais nativas do marketing digital para gerar leads é através da distribuição de e-book.
Fazer um livro digital que seja realmente bom e distribuir gratuitamente é uma forma poderosa de gerar leads.
Quando o público visualiza uma imagem do ebook, fica claro o que será entregue em troca dos dados de contato.
Portanto, se o título for realmente bom e a transformação prometida pelo ebook for relevante para o visitante impactado, eis aí uma boa estratégia.
Ah! E não custa lembrar: não basta apenas criar o e-book.
É crucial desenvolver o e-book, criar uma página de captura conectada com uma ferramenta de automação, que entregue o e-book por e-mail após o usuário se cadastrar.
Faça a distribuição dessa isca através do tráfego pago, ou seja, campanhas de anúncios nas redes sociais e capture leads continuamente, alimentando a sua lista.
Estratégia #2: Gerar Leads de Qualidade com Mini Curso Grátis

Além do e-book, você também pode distribuir o acesso a um mini curso gratuito para impactar aqueles usuários que preferem assistir um conteúdo gravado ao invés de ler um livro digital.
A infra-estrutura do minicurso pode ser um pouco mais trabalhosa do que e-book tendo em vista que será necessário planejar, gravar aulas, editar e publicar os vídeos numa plataforma apropriada.
Há quem publique os vídeos de forma não listada no YouTube e os incorpore numa página.
Há quem prefira publicar numa plataforma de EAD.
O objetivo é trazer o potencial lead para uma experiência didática mais completa, com o mínimo de distração e que permita criar uma conexão mais estreita com o especialista.
O que é melhor? E-book ou minicurso?
Depende, só testando. Depende do nicho, do público impactado, de uma série de variáveis e até mesmo do quão maduro está esse mercado.
Você pode rodar uma estratégia e quando estiver pronta, rodar uma 2a em paralelo para mensurar o custo por lead de cada uma delas e comparar.
Estratégia # 3: Lives Estratégicas para Gerar Leads de Qualidade

Outra estratégia possível é promover lives semanais ou quinzenais. Vale notar que não se trata apenas de fazer lives.
O jogo é você criar uma página de captura promovendo aulas ao vivo/lives periódicas.
Já existem grandes players no marketing digital que se valem dessa estratégia, especialmente em produtos de comunidade.
O objetivo é atrair pessoas que tenham interesse em aprender ao vivo e deixar a reprise das lives disponíveis apenas para alunos pagantes da comunidade ou do seu infoproduto.
E aqui vou relatar uma experiência própria que pode deixar insights para você.
Adotei essa estratégia com um especialista, apesar desse produto em questão não ser especificamente um produto de comunidade.
>>>Apesar do CPL dessa estratégia ter sido maior que em outras estratégias, a vantagem foi ter um público interessado na aula ao vivo.<<<
Esse perfil de lead se mostrou especialmente válido pois representou uma ótima taxa de comparecimento nas lives.
Além disso, trouxe benefícios colaterais muito importantes, como a desenvoltura do especialista por conta da frequência de aulas ao vivo e, principalmente, deixou toda nossa equipe mais afinada para as lives do lançamento.
Afinal, tivemos várias lives para testarmos equipe, equipamentos, cortes de câmera e estratégias de convite.
Mesmo numa epidemia de lives, inúmeros benefícios invisíveis acontecem quando o expert faz lives, potencializando os resultados do evento de lançamento.
Hoje, “bombar” lives talvez seja um desafio cada vez maior em função da epidemia de lives que temos na internet.
Contudo, essa é uma estratégia que, dependendo do nível de maturidade do seu projeto, do seu mercado e do especialista, poderá valer muito a pena.
Uma desvantagem que precisa ser pontuada é que a lead que se cadastra pela promessa de ser notificada sobre uma live (que ainda vai acontecer) pode esfriar até o dia da live.
E isso nos leva à 4a estratégia!
Estratégia # 4 : Aulão para Gerar Leads de Qualidade

Você também pode gerar leads prometendo o acesso imediato a uma aula gratuita gravada.
Ao invés de capturar os dados prometendo uma aula ao vivo em algum dia da semana, você pode liberar a entrega imediata a uma aula já pronta, gravada.
Ao contrário do minicurso, que é uma sequência de aulas quebradas, o aulão tem uma pegada mais intensa, com aquele ritmo único, uma única vez.
O que funciona melhor? O que prende mais? Quais leads são melhores? Não conheço regra, apenas testando e mensurando.
Se você ou seu especialista tem uma palestra gravada, ou uma aula ao vivo que ficou gravada, ou algum tipo de evento, ou até mesmo um tutorial passo a passo que possa ser empacotado como um aulão bem útil, esse talvez seja o conteúdo que você precisa para gerar ótimas leads.
Até agora você conferiu 4 estratégias considerando o tráfego pago, ou seja, anúncios online.
Essa 5a estratégia que vamos abordar agora também leva em conta a geração de leads orgânica, ou seja, sem investimento de verba.
Estratégia #5: Gerar Leads de Qualidade do YouTube

Link em Vídeos Otimizados do YouTube.
Não se trata apenas de fazer qualquer vídeo e publicar no YouTube mas sim identificar os termos que possuem volume de pesquisa e atrair público certeiro, buscando conversões através de links associados organicamente a esses conteúdos.
1) Fiz esse teste
2) Público Qualificado
3) Por que deu certo?
1) Fiz esse teste
Eu tenho um teste em andamento que é um vídeo tutorial publicado no youtube, ensinando a audiência a resolver um problema, passo a passo.
Preciso dizer que é um canal do segmento de TI. Esse vídeo foi publicado 1 única vez.
Executei todas as etapas de SEO, ou seja, a otimização do vídeo. Isso foi feito há mais de 1 ano.
Porém, até hoje esse vídeo me gera vendas espontaneamente, pois eu coloquei um link de uma solução paga complementando a solução que foi entregue gratuitamente no YouTube.
2) Público Qualificado
O Youtube é uma plataforma perene e atrai o público do search, ou seja, o público que está pesquisando por uma solução.
Quando você resolve algum problema desse usuário, você atrai um dos públicos mais qualificados da internet.
3) Por que deu certo?
A chave aqui é você otimizar seus vídeos para pegar um bom posicionamento de forma orgânica, ou naturalmente, investir numa promoção paga através do Google Ads.
Faça esse vídeo impactar pessoas que estão pesquisando por assuntos colaterais e conquiste uma audiência ainda maior, explorando novos ecossistemas.
Outra estratégia, apesar de ser altamente concorrida, já me permitiu gerar muitos leads também altamente qualificados. E essa é a próxima estratégia.
Estratégia # 6: Geração de Leads no Google Search

Blog Post Otimizado no Google
Ter um blog pode parecer ultrapassado para algumas pessoas, mas a verdade é que concorrer por um bom posicionamento nas pesquisas orgânicas do Google pode ser altamente poderoso.
É claro que, muitas vezes (aliás, na maioria das vezes), não é nada fácil.
Porém, explorando assuntos de cauda longa, ou seja, termos mais específicos, e investindo num bom projeto de SEO (otimização), é possível ter várias oportunidades de gerar leads extremamente qualificados.
Cada post no blog, com uma captura fixa na página, gera oportunidades de leads orgânicos e também qualificados, pois são públicos do search, ou seja, público que está pesquisando pelo assunto.
Acredite: esse é um dos públicos mais poderosos da internet
Concordo com quem acha que formatos audiovisuais são mais dinâmicos e possuem maior “tração” com o público pois fornecem uma experiência mais completa entre o expert e o público.
Porém, quando se investe consistentemente, o blog também se torna um um ativo do seu negócio.
Já fechei contratos anuais por causa de um único post de um blog.
O artigo pegou a 1a página em marketing digital para um determinado nicho.
Um dos leads gerados fechou o contrato anual com valor bem relevante para agência e ainda indicou mais 2 clientes, que também fecharam contratos anuais.
É claro que só ter o post indexado não garante resultado, mas conjugá-lo numa estratégia pode sim ser poderoso DESDE QUE você tenha:
-uma boa oferta
-um bom produto ou serviço
-uma boa equipe de vendas
-uma baita entrega
-e se você acertar no conteúdo, na otimização e no alinhamento da oferta com o público, parabéns! Você terá uma estratégia perene, poderosa e que ainda contribui com a sua autoridade.
Agora, nenhuma dessas 6 estratégias podem ser poderosas se você não ficar presente para algo INDISPENSÁVEL!
# CUIDADO

Nenhuma dessas estratégias podem turbinar seu lançamento se você não tiver cuidado com a infraestrutura.
E o que eu quero dizer com isso?
- Imagina você investir pesado numa campanha de anúncios pagos e, quando chegar na página de captura, a página simplesmente não carrega ou carrega em 20 segundos!
- Imagina você queimar uma verba na geração de leads e sua ferramenta de automação congelar, deixando de capturar as leads..
- Imagina você perder um domínio no meio de uma campanha ou seu provedor te deixar na mão no meio de um lançamento?
A INFRAESTRUTURA é uma peça mestre em qualquer estratégia de marketing, porém muitos a negligenciam.
Usar qualquer design (ao invés de pensar no design para conversão), não se preocupar com o lado mais operacional, não monitorar os processos…tudo isso prejudicará (e muito) os seus resultados.
O mesmo carinho que se investe no conteúdo, no tráfego e no desenho da sua estratégia deve ser replicado também na gestão da infraestrutura.
Qual a infraestrutura necessária? Quais os cuidados na gestão de processos antes, durante e depois do lançamento? Quais ferramentas podem fazer toda a diferença na gestão das suas leads? Qual o impacto de uma CDN no seu lançamento? Ou pior..o que é CDN?
Bom..aí já é assunto para outro conteúdo.
Moral da história: Apenas ter uma boa estratégia não é suficiente para você subir de nível. Essa é apenas uma das engrenagens necessárias.
Implemente, execute, teste, otimize. Quer saber como? Quer saber mais?
Convido você a acompanhar meus conteúdos e ficar por dentro de todas as dicas, tutoriais e aulas que entrego ensinando tudo o que aplico, diretamente no campo de batalha do mundo dos lançamentos de infoproduto, bem como outras estratégias de venda pela internet.