Está começando um negócio digital do zero? Pesquisando pelos produtos digitais mais lucrativos? Tem total interesse em empreendedorismo e marketing digital? Quer ser um empreendedor digital e ter um negócio de sucesso?
Então, prepare-se!
Nesse vídeo, muito mais do que um passo a passo para montar seu negócio online, eu quero que você tenha em mente quais são as bases do sucesso.
Não adianta ter o melhor site, aprender tudo sobre desenvolvimento web, tráfego, copywritting se o seu MINDSET não estiver ancorado na base de qualquer negócio bem sucedido.
E o que apresento a você aqui são ensinamentos de base porque toda estrutura se torna muito mais forte e sólida quando construída numa base boa o suficiente para sustentá-la.
Nesse post, falo sobre uma das estratégias mais eficazes no mundo dos negócios, muito diferente do que você provavelmente está acostumado a ver quando se trata de marketing digital.
Se você é um profissional liberal ou possui algum negócio, confira agora mesmo qual é o passo a passo capaz de guiá-lo rumo à sonhada prosperidade.
Não é fácil, nem óbvio, mas é altamente eficaz.
Se você está preparado para vencer, veja como sair da estagnação de forma inteligente e sólida!
Está acompanhando várias casos de SUCESSO por causa da internet enquanto VOCÊ ainda não sabe o que fazer para também chegar no TOPO e ter a LIBERDADE que merece?
Bom, vou te falar o seguinte: a verdadeira estratégia está muito além do marketing digital.
O melhor marketing não funciona sem o elemento fundamental.
Quer saber qual é esse elemento? Acompanhe esse conteúdo que você conseguirá identificar.
Mas antes de conferir, não deixe de se inscrever no canal e seguir nas redes sociais para você receber mais dicas que poderão transformar o seu negócio (e a sua vida) através da internet.
#Pergunta 1: Qual a sua especialidade?
Seja exclusivo.
Escolha um nicho bem específico. Quanto mais nichado, melhor.
Vamos para um exemplo!
Se você tivesse um filho de 9 anos, com síndrome de down, em quem confiaria a educação dele?
opção a:um bom professor
opçãob : um bom professor de crianças
opção c: um bom professor + de crianças + com síndrome de down.
O especialista é naturalmente sempre o mais valorizado.
Especialmente, com o crescimento da web, ficou muito mais fácil chegar a ultraespecialistas.
Digamos que no passado você precisasse de um tratamento de neurofeedback? Como chegar a essa informação?
Era muito mais difícil pois os canais de pesquisa eram muito generalistas.
Hoje em dia, basta jogar no Google e rapidamente você descobre que neurofeedback é uma terapia para melhorar o funcionamento cerebral não invasiva e, se tiver um médico próximo à sua localização, o Google Maps ainda indica o telefone e avaliações.
Ou seja, a possibilidade de pesquisas altamente nichadas abriu as portas para os nichos e subnichos.
Então, a pergunta que fica é: qual é a sua a sua especialidade? O seu nicho?
#Pergunta 2: Qual é a sua paixão?
Tenha interesse sincero pela sua escolha. Lembre-se que é algo que dominará seu tempo e atenção.
Se você pesquisar um pouco sobre o que existe por trás das grandes apresentações do TED, ou seja, o motivo que as tornam tão virais está justamente na paixão dos seus oradores.
As pessoas se magnetizam pelo sentimento e a história por trás de cada ideia, produto ou serviço que é vendido.
Tenha em mente 3 coisas:
1) Se a sua estratégia não estiver embasada por valores e crenças verdadeiros, que representem sua paixão, você estará minando todo o potencial de sucesso.
2) Se você não se entusiasmar pelo seu projeto, será muito difícil ter a motivação para segui-lo até o final.
3) Se você não gostar da sua área, mesmo que te gere lucro, será difícil lidar com o desgaste.
Você pode pensar que quando um assunto é rentável, não importa se você gosta ou não, os lucros compensam..Olha, isso é uma verdadeira armadilha. É uma ponte para infelicidade porque $ por $ não resolve. O dinheiro deve ser um meio para se chegar a um fim, e não o contrário.
Portanto, reflita e responda a você mesmo: Qual é a sua verdadeira paixão?
Pergunta #3: Quais são os top 10 livros da sua especialidade que você já leu?
Quem já não ouviu que “conhecimento é poder”.
A chave para o sucesso está justamente na informação.
Mas não qualquer informação. você precisa analisar qual o valor da sua informação, como ela pode transformar a vida das pessoas.
Dentro do seu nicho, estude profundamente tudo o que existe a respeito para que seja a referência do seu mercado.
O seu valor está associado diretamente à sua exclusividade, ao fato de vc ser o único que sabe tanto a respeito de um determinado assunto.
Por sinal, esteja continuamente atualizando seus conhecimentos.
Vivemos a era da informação, é verdade.
Ocorre que, no meio de tanta informação, as pessoas nem sempre tem clareza sobre o que fazer com a informação..e assim surge a figura do especialista:
Alguém que já leu tudo a respeito e vai mostrar a você o que realmente precisa saber, como e de que forma.
Sabe por que? O maior ativo é o tempo! As pessoas compram o tempo que você levou estudando para saber determinado assunto e, desse modo, ganham o tempo delas para investir de outra forma.
E, claro, quando alguém paga por uma informação ou serviço, é natural que seja o melhor da área pois a qualidade será muito melhor.
Digamos que você receba uma herança e não saiba o que fazer com o capital. Então, surgem 2 profissionais:
a. um é economista que se diz preparado para dar dicas sobre finanças.
b. o outro é um coach financeiro especializado em dobrar patrimônios adquiridos por meio de herança, especializado em direito de sucessão e consultor de uma empresa de investimentos.
O segundo custa o dobro do primeiro. Agora, em quem você investiria?
Por isso, a lição que fica é: seja o melhor, o mais competente, a referência mais completa do seu mercado..aquilo que faz as pessoas pagarem mais por lidarem com especialistas gabaritados.
Nesses casos, as pessoas não vêem custo, mas sim investimento.
A pergunta que fica é: O que torna Você o MELHOR do seu mercado?
#Pergunta 4: Quem é o seu cliente ideal?
Após se tornar referência no seu mercado, invista esforços em mapear e conhecer quem é o público que consome o seu produto ou serviço.
Para qualquer negócio ter sucesso, é fundamental construir uma audiência segmentada, capaz de gerar receita e fazer sua máquina girar.
Os clientes mais importantes são aqueles que valorizam o seu conhecimento, o seu produto/serviço.
Entenda muito bem esse público para que sua comunicação seja assertiva e possa transformá-los em seus melhores clientes.
No exemplo anterior, eu te apresentei 2 profissionais com a mesma solução:
Um era uma profissão generalistas: um economista .
O outro era um coach especializado na sua dor:consultor de investimentos para herdeiros.
Se você não fosse um herdeiro que acabou de receber um capital, a 2a opção talvez não fizesse sentido para você, não é mesmo?
Logo, o seu cliente ideal é aquele que você é capaz de atrair pela sua especialização.
Aonde eles estão? Como chegar até eles? Quais são as dores deles que te conectam ao seu trabalho?
Respondendo essas perguntas, você consegue adotar a comunicação capaz de engajar o seu cliente ideal com o seu negócio.
Portanto, quem é o seu cliente ideal?
#Pergunta 5: cuidado com o seu diferencial
Mesmo que você goste do seu nicho, é um curso natural chegar a um determinado ponto que seu dia será engolido por tarefas.
Tarefas, tarefas e mais tarefas…questões burocráticas, ligações, pagamentos, reuniões, emails e mais emails..
Você provavelmente já ouviu falar da Lei de Pareto, que diz que 80% dos efeitos vem de 20% das causas.
Ou seja, 20% das suas tarefas será responsável por 80% dos seus resultados.
Mantenha isso em vista para investir cada vez mais nas tarefas estratégicas e delegar tudo o que apenas ocupa o seu tempo.
Foque no que é imprescindível,
execute o que necessário
delegue o resto com sabedoria.
Pense: aonde está o seu diferencial e o que você pode delegar para focar nele?
#Pergunta 6: O que seus concorrentes estão fazendo?
Estude o mercado. Quem são os líderes do seu segmento e como vc poderá superá-los?
O que você poderá aprender com eles?
Quem são os seus concorrentes diretos e indiretos?
Benchmarking é o ato de identificar empresas que são as melhores em seu segmento e adotar as boas práticas que as levaram a conquistar o mercado.
-Compare os líderes,
– observe como se posicionam,
– aprenda e
– coloque em prática.
Valide suas ideias pois é a experiência que levará você ao próximo nível.
Pense rápido: consegue identificar seus principais concorrentes e o que estão fazendo?
Se você não não souber responder a isso, talvez seja a hora de pesquisar e monitorar..
# Pergunta 7: Qual o perigo da zona de conforto?
Fuja da zona de conforto!
Os grandes players estão sempre se atualizando e é por isso que dificilmente perdem sua posição.
Quando vc está antenado, é muito mais provável que se antecipe ao mercado e agregue valor na frente.
Quanto mais valor agregar, como o próprio nome diz, mais valioso será o seu negócio e, claro, melhores os lucros!
Seja proativo e foque naquilo que vc adiciona muito mais valor do que qualquer outra atividade.
Se você é um professor de inglês, por exemplo, e continua dando as mesmas aulas, com os mesmo alunos e acha que está tudo bem..cuidado. Hoje em dia, por exemplo, estudantes aprendem conteúdos apenas com um smartphone..existem apps, aulas online e podem até falar com nativos pelo skype. Qual valor você pode agregar para fazer frente a essas novas possibilidades?
Reflita agora: O que você está fazendo para sair da sua zona de conforto?
Pergunta 8 # De quais especialistas vc precisa?
Ninguém faz tudo sozinho.
A contribuição de pessoas poderá alavancar os seus objetivos.
O princípio de que é melhor saber muito sobre um assunto do que saber pouco de tudo nos leva ao seguinte ponto:
Você terá muitas tarefas e não poderá ser o melhor em tudo.
A força está nos grupos. Tenha grupos estratégicos que fortaleçam e possibilitem o crescimento do seu projeto.
Contrate especialistas para tarefas coadjuvantes e alavanque!
Digamos que você seja ótimo como chef de cozinha mas não tenha familiaridade com fotos. Por que não contratar um fotógrafo para providenciar imagens profissionais, aliadas a cenários para entregar uma qualidade visual diferenciada para o seu site e as suas redes sociais?
E então? Que especialistas podem alavancar o seu projeto?
Pergunta #9: o que não se delega?
Uma vez identificado o seu maior diferencial competitivo, delegue tudo menos isso.
O seu diferencial é o motivo do seu sucesso. Seja estratégico concentrando-se nisso.
Se você delegar o que te difere no mercado, estará se distanciando do que mantem a sobrevivência do seu negócio.
Digamos que seu principal diferencial é a produção de artigos jornalísticos. Normalmente isso é um serviço que carrega muita personalidade. Se as pessoas se conectam com o seu conteúdo, delegar isso pode justamente minar o seu diferencial.
Um caso curioso..Eu tenho uma amiga que não curte futebol, mas sempre que o Tadeu Shimidt narrava flashes das partidas, ela acompanhava…se qualquer outro jornalista narrava, ela já não ligava tanto…a personalidade dele é que atraía pessoas como ela..provavelmente, se delegarem para outro, perderão a audiência dela, percebem?
Existe um motivo para certas pessoas consumirem certo tipo de produto ou serviço..e é esse motivo que deve permanecer sempre vivo no seu projeto, no seu negócio.
E então: o que você não pode delegar?
#Pergunta 10: Como está reinvestindo os lucros?
O investimento é o principal impulsionador de qualquer negócio.
Reserve sempre um percentual expressivo dos seus lucros no crescimento do negócio.
Nunca páre de reinvestir. Considere que o mercado é muito dinâmico e você pode ficar para trás na mesma velocidade…
Por isso, aplique aqui também a lei de pareto. Quais são os 20% dos seus esforços que resultam em 80% dos responsáveis pelo crescimento do seu negócio?
Injete capital para alavancar resultados.
Um exemplo prático:
Hoje em dia , muita gente tem Instagram e quer aumentar seguidores, certo?
Pode postar conteúdo direto + usar o stories ativamente + seguir pessoas + comentar posts que possam interagir com vc e, assim, obter um resultado X.
Agora, você também pode injetar dinheiro e ter o dobro de resultado na metade do tempo.
Então eu te pergunto: como você está reinvestindo os lucros para alavancar seus resultados?
No início desse post eu falei que o melhor marketing não funciona sem o elemento fundamental. Depois de acompanhar esses 10 passos, conseguiu descobrir qual é ele?
Recapitulando: mostrei aqui a você uma das principais estratégias de mercado em 10 passos..e também podemos simplificar e resumir em 5 principais processos:
Seja especialista > otimize seu tempo > entregue valor > terceirize > invista.
O melhor marketing só funciona se você tiver um elemento: um negócio bom o suficiente.
Nesses passos, eu quis ajudar você a ter clareza sobre qual é ele e como você pode alavancá-lo.
Um negócio bom com o marketing certo, usando a internet com estratégia, pode levar você ao sucesso que merece.
O melhor marketing não funciona se o produto ou serviço em questão não corresponder. Por isso, invista SIM, e bastante, no marketing. Sem marketing, nenhum negócio sobrevive.
Agora sem o produto/serviço bom o bastante, o marketing tampouco será suficiente para mantê-lo vivo. Por isso, invista continuamente ainda mais na qualidade do que você está entregando.
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