Qual a melhor plataforma para você vender mais como afiliado? Confira esse post pois essa é uma decisão que muda completamente o jogo
https://www.youtube.com/watch?v=6Xy13Gb14Iw
Como escolher entre Google Ads ou Facebook Ads?
Se você é afiliado e está iniciando com tráfego pago, sabe que as 2 principais plataformas para fazer anúncios e vender produtos são: Google Ads e o Facebook Ads.
E qual dessas 2 plataformas é a melhor?
Ambas são gigantes e concentram milhões de usuários, isso não é novidade. Mas qual vende mais?
E a resposta é: depende.
Depende do seu produto, depende do seu objetivo, depende da sua estratégia e depende do seu capital.. MAS tem uma forma de avaliar qual estratégia faz mais sentido.
Então vamos lá:
Para quem você deve vender?
Digamos que vc queira vender um iphone 11 com 30% de desconto.
A oferta pode ser ótima, mas se vc tentar vender para uma pessoa que já tem iphone 11, ela dificilmente desejará comprar, concorda?
A melhor forma de vender é impactando quem precisa do produto.
Agora pensa comigo: quem tem mais chances de comprar um iphone?
- opção a: uma pessoa que coloca o termo “comprar iphone 11” no Google, ou
- opção b: uma pessoa que curte a página da Apple no Facebook
A opção b até pode comprar, mas a opção a é mais quente, não concorda?
Se você tivesse apenas 1 tiro, aonde apostaria o seu lance? No a ou no b?
É claro que a opção a é mais assertiva, seu esforço de venda vai ser bem menor.
E a explicação é simples:
Intenção de Compra Faz Diferença
Trata-se da a intenção de compra. A intenção de compra é maior no usuário que colocou comprar iphone no Google. Logo, seu esforço de PERSUASÃO tenderá a ser menor.
Quando o Google Não faz Sentido
No Facebook, a pessoa está num momento de distração, ela pode se interessar ou não pelo que você tem a oferecer.
Por outro lado, no Google, o usuário está pesquisando por aquele produto ou serviço, portanto está muito mais inclinado a fechar um negócio.
Agora, existem casos, em que a pessoa precisa de um produto, mas ela nem sabe disso. Então, é claro que nesse contexto não podemos contar com que esse pessoa vá pesquisar no Google.
Digamos por exemplo que você tem um produto para curar ansiedade de cães. Só que o dono nem sabe que o cão é ansioso…então, como vc faria para atrair atenção dele se ele não vai pesquisar por isso no Google?
Nesse caso, a estratégia do Google não faria tanto sentido…
Explore o Facebook com Inteligência
(e Pés no Chão)
Logo, você pode recorrer ao Facebook e anunciar para um público que engaje com assuntos pet, distribuindo um conteúdo como:
10 sinais de que seu cão sofre de ansiedade e está desesperado pela sua ajuda
Com isso, aquela pessoa que consumir esse conteúdo poderá ficar mais consciente do problema e passar a se interessar pelo produto.
Mas não se engane achando que é só fazer um anúncio de conversão e levar esse público para página de venda do produto.
Não é assim que normalmente funciona.
Uns podem até comprar, mas meu palpite é que você vai queimar muita verba para gerar vendas.
E na melhor das hipóteses, terá um lucro pequeno ou conseguirá empatar o placar considerando o valor investido.
Quando o consumidor decide comprar?
Quando o consumidor faz uma compra, ele atravessa uma jornada desde o momento que descobre que tem um problema até o momento que decide comprar.
Para explicar isso, existe um funil famoso no marketing.
Vamos olhar para esse funil aqui embaixo e pensar no público que desejamos impactar para vender remédio de ansiedade canina.
- No topo, o usuário nem sabe que o cachorro dele está ansioso e precisando de tratamento (ou descobre que o pet está ansioso mas não sabe o que fazer).
- No meio do funil, esse usuário começa a estudar soluções para o problema e começa a pesquisar as alternativas..
- No fundo, essa pessoa já decidiu que quer comprar tal solução ou produto e só está esperando a melhor oportunidade
Daí, o afiliado que está iniciando com uma verba limitada para investir precisa se perguntar: o que é mais estratégico?
Atirar no topo do funil, que tem muito mais gente, mas você ainda não separou o joio do trigo…ou focar seus esforços no fundo do funil, onde as pessoas já estão prontas para comprar?
O que é mais estratégico para o afiliado?
Se você é afiliado e está começando no tráfego pago, eu recomendo investir no Google, que é muito mais assertivo.
É claro que existem muitas outras oportunidades e estratégias fora do Google, mas não caia na fantasia de que se gasta pouco ou que é mais fácil.
Se você está disposto a gastar uma grana e ainda não tem experiência em tráfego, talvez seja muito mais estratégico aprender a refinar uma campanha no Google e investir em termos do fundo do funil.
Isso não quer dizer que o Google é barato ou mais fácil.. NÃO É ISSO
Isso é apenas um caminho mais assertivo..onde seu esforço de venda será direcionado considerando a jornada de compra do consumidor e entendendo que o fundo do funil faz sentido para quem inicia no tráfego pago.
E qual o pulo do gato no Google?
Pensa comigo: no Google você compra palavra-chave, ou seja, você paga para aparecer no topo quando alguém digitar aquela palavra-chave que você patrocinou.
Se você selecionar as palavras chaves certas, poderá montar uma boa campanha.
O segredo é comprar as palavras certas considerando o funil do qual falamos.
Não adianta comprar termos muito abertos senão você queimará muito dinheiro e talvez com pouco retorno.
Coloque-se no lugar do cliente. No fundo do funil, qual termo usaria no Google se quisesse comprar o produto que está sendo anunciado?
A maioria poderá fazer pesquisas utilizando o nome do produto, ou nome do produto e algumas variações como “comprar”, “valor”, “desconto”.
Essa é a pergunta que precisa ser respondida sempre que você for montar a sua campanha.
Lembre-se sempre disso:
Lembre-se!
A palavra-chave errada faz você perder $ a palavra-chave certa faz vc ganhar dinheiro.
Essa estratégia de anunciar utilizando nome do produto é excelente para quem está iniciando no mercado de afiliados..
Agora se você tem capital e tem experiência com a Gestão de Campanhas no Google, você poderá abrir mais os termos e impactar mais usuários. Mas aí já é assunto para outro post
Turbinando Resultados: Estratégia [ poderosa ] Google + Facebook
E, se você leu até aqui e entendeu qual a diferença entre anunciar no Google e no Facebook, há uma outra opção para quem deseja combinar o poder do Google Ads com o Facebook Ads.
Você pode anunciar no Google para impactar pessoas que precisam do seu produto (ou seja, que estão quentes) e fazer remarketing através do Facebook Ads para aqueles usuários que acessaram sua pressel/ site /landing page e não converteram.
Se elas não comparem no Google, nem tudo estará perdido.. Afinal, muitas pessoas, mesmo decididas, não compram de primeira; talvez você só precise lembrá-las novamente sobre o produto através do Facebook ou Instagram para conseguir convertê-las.
E você? Aonde planeja investir seus próximos anúncios?