Como aparecer no Google? Simples assim.

Como aparecer no Google de verdade ainda é um mistério para você? Então, confira esse post para entender de que forma você pode ter sucesso nisso!

Você possui um negócio, uma marca ou um produto?

Deseja mais visitas, mais contatos, mais clientes, mais pacientes, mais leads?

Se você respondeu SIM para as 2 perguntas acima, a próxima pergunta que precisa responder é: o seu público consegue te encontrar no Google?

Bom, se você não tem certeza como responder a isso, esse post pode te ajudar a avaliar melhor e entender o que precisa fazer para estar bem posicionado no maior buscador da web.

O infográfico abaixo resume de uma forma simples e direta. Para entender um pouco mais, nos aprofundamos no conteúdo logo abaixo.

Como aparecer no Google
Como aparecer no Google

 

Entenda como funcionam as pesquisas no Google

Há, basicamente, 3 formas de apresentar resultados quando se efetua uma busca no Google:

  • Pesquisas locais

  • Resultados orgânicos

  • Resultados patrocinados

Como aparecer nas Pesquisas Locais do Google

São os famosos Mapas.

Google Maps, Waze, Bing Places são exemplos de “canais” onde as marcas podem ser encontradas.

O Google My Business é uma das “sessões” do Google, onde cada marca pode se cadastrar para ser vinculada ao seu endereço físico.

Assim, quando um usuário próximo a região efetuar uma pesquisa, será possível visualizar a referência da marca nos Mapas.

Falaremos mais sobre Google Meu Negócio no blog.

Como aparecer no Google através dos Resultados Orgânicos (SEO)

Assim como nos mapas, não se paga pelos cliques advindos dos resultados orgânicos.

Para figurar nas primeiras posições, porém, não é tão simples como parece.

A propósito, ninguém pode prometer “colocar” o seu site na 1a posição porque ninguém tem esse controle a não ser o próprio Google (na medida em que configura seu algoritmo para exibir as posições de acordo com alguns critérios)

São mais de 200 fatores envolvidos para determinar as posições dos sites nas pesquisas.

Há algumas práticas conhecidas, como: site amigável, rápido, responsivo, conteúdo relevante, dentre outros.

Esse tipo de trabalho – posicionar o site nos melhores resultados possíveis – resulta da Otimização, também conhecida como SEO – Search Engine Optimization.

SEO deve ser executado tanto no site em si (seo on page) , como também na web como um todo (seo off page).

SEO On Page seriam medidas como configurar descrição, cash, css, segurança, ações mais técnicas nos próprios arquivos do site. Isso, claro, além do desenvolvimento de um bom conteúdo.

SEO Off Page seria o Link Building. Ou seja, ter links externos apontando para o site mostrando que é um conteúdo relevante para a comunidade. Basicamente, se outros estão falando do site, é porque ele entrega informação importante.

Temos ainda o Marketing de Conteúdo como peça chave dessa engenharia.

Ter um blog no site e publicar artigos/conteúdos relevantes é fundamental para:

– manter o site atualizado,

– ter mais palavras-chaves associadas à marca sendo indexadas,

– entregar conteúdo de valor e consolidar autoridades,

– construir audiência,

– gerar tráfego por meio de outros termos.

Tudo isso é também assunto para outros artigos aqui no blog.

http://blog.agenciadosite.com.br/otimizacao-de-sites/

Como aparecer no Google através dos Resultados Pagos (Anúncios/Tráfego Patrocinado)

Agora, os resultados orgânicos não acontecem no curto prazo.

Isso se forem adotadas as medidas corretas. Existem técnicas black hat que tentam burlar o algoritmo para o site subir rapidamente. Não se iluda, em algum momento, essas táticas sempre são identificadas e o domínio é penalizado.

Trabalhando consistentemente, visando médio/longo prazo, o site pode obter um bom posicionamento no Google.

Porém, que deseja tráfego rápido, o caminho é pagar por clique.

Sim, você pode comprar palavras-chaves do Google.

Digamos que você atue como psicólogo. É possível comprar o termo “psicólogo na avenida paulista” e, quando um usuário digitar esse termo, seu site aparece em destaque nas pesquisas.

Nisso consiste os Links Patrocinados do Google.

Se a palavra-chave escolhida custar R$ 0,50 e você injetar um crédito de R$ 100,00 na campanha, isso significa que você terá 200 cliques de usuários que digitaram “psicólogo na avenida paulista”.

Um clique altamente qualificado, de quem está buscando pelo seu serviço.

Qualquer pessoa pode comprar termos do Google? Sim. Porém fica a dica: sem a expertise para gerir uma campanha como essa, a tendência é que se perca muito mais dinheiro do que se gastaria ao contratar um gestor. Uma campanha mal configurada poderá gerar cliques inúteis, além de esgotar rapidamente o crédito.

Saiba mais sobre Links Patrocinados nesse post:

O que são Links Patrocinados

 

Pronto para aparecer no Google?

Agora que você já entende como aparecer no Google, inicie já.

Quanto mais tarde começar, mais difícil será obter melhores resultados.

Afinal, a concorrência está crescendo, o Google está se sofisticando cada vez mais e as estratégias também encarecem, sofrem atualizações e acirram possibilidades.

Não fique para trás!

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